O GRUPO SAMBA RAIZ surgiu de um projeto socio-cultural chamado “Oficina do Samba”, voltado para as comunidades da Zona Sul de São Paulo, região de Interlagos.
Esse projeto reúne alguns dos sambistas mais conceituados da região para, quinzenalmente, realizar uma roda de samba ao ar livre, no meio de uma praça pública, onde são apresentados novos sambas e composições. Na Oficina do Samba são interpretados sambas de compositores considerados “bambas do samba” e que serviram de exemplo e incentivo a todos os participantes (Arlindo Cruz, Nelson Cavaquinho, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Adoniran Barbosa, entre outros). Como não pode faltar, o Samba de Partido-Alto é cultivado, onde os versos de improviso fluem com a magnitude que lhe é peculiar.
Com exceção de alguns sambas conhecidos, como o Samba da Laje, Samba da Vela, o Pagode da 27 e mais outros poucos, há uma escassez de rodas de samba de raiz, principalmente na zona Sul de São Paulo. Foi daí que surgiu a idéia de montar um grupo para resgatar a essência do samba no mais puro conceito da palavra, em reverência aos grandes sambistas da história, e disseminar a cultura do partido-alto que vem sendo esquecida.
Desde então, Andynho Partideiro (Banjo e voz), Manu Batuqueiro (Percussão Geral) e Cabelo (Pandeiro e Voz), integrantes da Oficina do Samba formaram o GRUPO SAMBA RAIZ convidando a fazer parte desse projeto o Leandro do Cavaco (Cavaco e voz), um grande partideiro e bem conceituado músico oriundo dos tradicionais sambas da Móoca e da Vila Formosa.